Nosso Papa, Bento XVI |
Padre é o título que recebe um presbítero nas igrejas Católica, Anglicana e Ortodoxa. Padre porque tem a missão de pai na comunidade. Cuidar do rebanho em todas as suas necessidades. No Século II os bispos eram chamados de pai pela atitude paternalista em relação aos membros da comunidade.
Presbítero significa ancião, pessoa mais idosa, madura e experiente. Os Presbíteros formam com o Bispo, o Presbitério, ou seja, a comunidade; família onde todos são irmãos e corresponsáveis na evangelização. O título sacerdote era dado aos que recebiam as ofertas e donativos para o sacrifício no templo.
Quando Jesus na narrativa do Bom Samaritano se refere ao sacerdote que passa e não atende ao homem caído à beira do caminho, Ele está se referindo ao sacerdote do templo. Na Igreja Católica hoje, o título sacerdote, tem o mesmo sentido de presbítero e padre.
Todos estes títulos estão ligados a uma missão. Longe de serem títulos de honra, ou condecoração por mérito pessoal. São conferidos aos chamados pelo Senhor para servir de forma totalitária a comunidade dos fiéis a eles confiada, sem regalias ou apegos a este mundo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada(o) poder deixar aqui o seu comentário e volte sempre.
Que Deus lhe abênções.!
Hellen's e Matheus