Páginas

sábado, 11 de junho de 2011

VIGÍLIA DE PENTECOSTES


Convido você a entrar em oração fazendo uma Vigília de Pentecostes, clame, peça para que o Espírito Santo entre em sua casa, em sua vida, transforma, nos converta no Espírito Santo do Senhor que é o único que tem poder para nos salvar, para nos tirar de todo mal.

Vem Espírito Santo, vem Espírito Santo transforma a minha vida!

VIGÍLIA DE PENTECOSTES
1º momento
Dando início a nossa vigília de Pentecostes, invoquemos a Trindade santa cantando:
Comentário: Nesta noite, nos unimos a toda a Igreja, e a nossa Família religiosa,para celebrar a presença atuante do Espírito na história: o Espírito estava presente na criação; conduziu o povo de Deus no deserto, sustentou os profetas,acompanhou Jesus em sua missão e continua orientanto e conduzindo a nossa vida.
Canto: Vem Espírito santo de amor
L1: A Igreja ao falar do Espírito santo sempre usou alguns símbolos para facilitar a sua compreensão:
Um dos símbolos do Espírito Santo é o fogo: Enquanto a água significa o nascimento e a fecundidade da Vida dada no Espírito Santo, o fogo simboliza a energia transformadora dos atos do Espírito Santo. O profeta Elias, por sua oração atrai fogo do céu sobre o sacrifício do monte Carmelo, sinal do fogo do Espírito Santo que transforma o que toca.
L2: João Batista, anuncia o Cristo como aquele que “batizará com o Espírito Santo e com o fogo”. Esse Espírito do qual Jesus dirá: “Vim trazer fogo à terra, e quanto desejaria que já estivesse aceso”.
É sobre a forma de línguas de fogo que o Espírito Santo pousa sobre os discípulos, na manhã de Pentecostes e os enche de Si. A tradição espiritual manterá o simbolismo do fogo como um dos que mais expressa a ação do Espírito.
Com: Suplicando ao Espírito Santo que desça sobre nós e abra os nossos corações para que sejamos verdadeiramente testemunhas de Jesus Cristo, nós iremos acender as nossas velas:
Canto: A nós descei
2º momento
Com: Neste segundo momento, nós iremos fazer uma caminhada com algumas paradas, pedindo ao Espírito Santo que ilumine cada uma destas realidades onde nós iremos parar.
Como o povo de Israel, que caminhavam guiados pela coluna de fogo, sinal da presença do Espírito de Javé, também nós nesta nossa caminhada, agradeçamos a Deus por permanecer sempre conosco e ao mesmo tempo, pedimos que a Ele que conserve diante de nós a Luz do Espírito Santo.
Canto:
Iluminai a Congregação
L1: Vinde Espírito Santo e iluminai a nossa Congregação, te pedimos de modo especial pelo nosso 32º Capítulo Geral., por todas as irmãs capitulares para que estejam abertas aos apelos de Deus e deixem-se guiar pela tua luz. Fortalecei com os seus Dons a nossa Madre e o seu conselho para que conduzam o nosso Instituto segundo a vontade de Deus.
Canto: Vem Espírito Santo vem, vem iluminar
Iluminai a nossa Província
L2: Vinde Espírito Santo sobre todas as nossas comunidades da Província. Renovai com o teu amor os nossos corações, concedendo a todas nós, irmãs, formandas e vocacionadas o desejo profundo de seguir a Jesus Cristo, Caminho, Verdade e Vida, sendo para todas as pessoas que encontrarmos na missão, testemunhas do Amor misericordioso e Providente de Deus.
Canto: Luz que vem de Deus divina fonte de amor...

Iluminai nossas famílias
L3: Vinde Espírito Santo e iluminai com a tua Luz as nossas famílias. Te pedimos de conceder os frutos do teu Espírito: o amor, a paz, a alegria, a paciência, a bondade e a confiança em Deus a todos os nossos familiares, fortalecendo-os na missão de serem como batizados Sal da terra e luz do mundo!
Canto: Vem Espírito Santo vem, vem iluminar (refrão)
Iluminai a vida humana
L1: Escolhe, pois a Vida! Diante deste pedido da Igreja do Brasil, peçamos ao Espírito Santo consolador que derrame a sua luz sobre todas as situações de morte, a fim de que sejam transformadas em vida nova segundo o Espírito. Ilumine, oriente e conduza de modo especial todos os nossos jovens, adolescentes e crianças que vivem em situações de risco, e estão perdendo a vida no mundo da droga, da prostituição, da violência e do crime.
Canto: Vem Espírito Santo de Amor
Entrar na capela escura: Proclamação de Pentecostes: At 2,1-11
Canto: Nós estamos aqui reunidos
L2: O Deus-mãe, o Espírito Santo, é gerador de vida, presença maternal do divino, mãe que amamenta e sustenta o crescimento da vida missionária da Igreja. O Espírito Santo é o sonho de vida, que faz renascer a comunidade que experimenta a sua força; força que dissipa todo o medo e infunde a alegria que ninguém poderá mais tirar.
Mantra: CD
L3: O Espírito Santo é o mestre, o professor da alma, da interioridade, é a consciência do discípulo de Cristo. Pacientemente vai realizando em nosso interior a nossa configuração a Jesus Cristo. È o artista que com pincéis de infinita ternura, faz crescer o amor de Deus em nossos corações. O Espírito renova e transforma a face da terra.
Cantar o salmo 103: Enviai o vosso Espírito, Senhor e da terra toda a face renovai!
Aclamação ao Evangelho: João 20,19-23
L1: No evangelho de hoje, Jesus sopra sobre a comunidade dizendo: “Recebam o Espírito Santo”! É o sopro de vida, que faz a comunidade renascer, dissipando todo o medo e infundindo a coragem para continuar a missão de Jesus. O Espírito santo nos dá forças de sermos testemunhas de Jesus no mundo de hoje, manifestando o seu amor misericordioso e Providente aos mais sofredores.
Canto de aclamação:
Canto: Ó vinde Espírito Criador, p. 31 (Livro da nossa oração)
Os dons do Espírito
L2: Jesus ao enviar o seu Espírito, confere-nos uma missão: ”Como o Pai me enviou, eu vos envio”. Porém, concede-nos através do Espírito Santo os 7 dons, que significa a plenitude dos dons, capacitando-nos para a construção do seu Reino.
• Espírito Santo concede-nos o Dom do Entendimento, para que compreendamos o que Deus nos fala, e vivamos conforme a sua vontade.
• Espírito Santo concede-nos o Dom da fortaleza, para que tenhamos força e coragem suficientes para darmos testemunhos autênticos de Jesus Cristo, mesmo à custa da própria vida.
Dá-nos Senhor esses Dons, essa luz e nós veremos que pão é Jesus.
• Espírito Santo concede-nos o Dom da sabedoria, para reconhecer-mos o Pai nos acontecimentos e nos caminhos de cada dia. Nos convencendo de que Deus é aquele que está presente em nossas vidas, criando e salvando.
• Espírito Santo concede-nos o dom da ciência, para que saibamos julgar e olhar todas as coisas e acontecimentos com o olhar de Deus.
Dá-nos Senhor esses Dons, essa luz e nós veremos que pão é Jesus.
• Espírito Santo concede-nos o Dom do conselho, para que possamos perceber nas situações da vida a voz de Deus. E assim encontrarmos no momento oportuno a decisão certa, “a palavra certa na hora certa e do jeito certo”.
• Espírito Santo concede-nos o Dom da Piedade, para que indo ao encontro de Deus sempre com o sentimento de filhos e filhas, compreendamos nossos semelhantes como irmãos e irmãs em Cristo.
Dá-nos Senhor esses Dons, essa luz e nós veremos que pão é Jesus.
• Espírito Santo concede-nos o Dom do temor de Deus, para que cientes de nossas fraquezas, cheguem a uma fé segura e firme e a um amor desejoso de se tornar visível na dedicação e no serviço a Igreja e a humanidade.
Cada uma é convidada a se aproximar e retirar um Dom do Espírito santo, a fim de que através dele sinta-se sustentada na vivência da sua vocação como discípulas e missionárias de Jesus Cristo.
Canto: Mantra CD
Preparação para a comunhão
Pai-nosso
Canto de comunhão;
Oração final:
Ó Espírito Santo, Espírito de amor e de verdade, autor da santificação, nós vos adoramos como princípio de nossa felicidade eterna. Muitas graças vos damos, soberano dispensador dos benefícios que do céu recebemos, como a fonte das luzes e da fortaleza, iluminai nosso entendimento, fortificai nossa vontade, purificai nosso coração, regulai nossos movimentos e fazei-nos dóceis a todas as vossas inspirações. Espírito Consolador, confortai-nos nos momentos difíceis e infundi em nós a esperança e a paz! Amém
Canto final:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada(o) poder deixar aqui o seu comentário e volte sempre.

Que Deus lhe abênções.!
Hellen's e Matheus